Sobre Nós

Experiência de mais de seis décadas a lidar com empresas e grupos nacionais e internacionais e entidades públicas e governamentais.

Albuquerque & Almeida resulta da associação em 2018 das sociedades Albuquerque & Associados e Paulo de Almeida & Associados. Albuquerque & Associados é uma das sociedades de advogados fundadas há mais tempo na área da advocacia de negócios em Portugal, quer doméstica, quer internacional. A origem próxima da sua atividade remonta a 1922, quando o Pai dos fundadores da Sociedade na sua forma atual começou a atividade de advogado, prolongando, aliás, uma tradição jurídica e académica familiar que remonta até ao princípio do século XIX, e depois continuada pelos Sócios Fundadores, Professores Catedráticos de Direito, o Professor Ruy de Albuquerque (1933-2007) e o Professor Martim de Albuquerque.

Albuquerque & Associados incorpora uma experiência de mais de seis décadas de prática continuada da advocacia para os mercados estrangeiros, com clara tradição na representação dos interesses em Portugal de empresas provenientes sobretudo dos EUA, França, Espanha e Inglaterra, mas também de clientes oriundos da generalidade dos países europeus e dos mercados de outros continentes.

Por outro lado, a Sociedade deteve sempre um leque alargado de Clientes de entre as maiores empresas e grupos portugueses, de vários sectores industriais e de serviços, incluindo o sector bancário, financeiro e de seguros.

Conta, ainda, com vasta experiência na prestação de assessoria jurídica a entidades governamentais nacionais e estrangeiras. Esta experiência de mais de seis décadas anos a lidar com empresas e grupos nacionais e internacionais e entidades públicas e governamentais constitui hoje um património específico da Sociedade.

Os nossos clientes são maioritariamente empresas internacionais e alguns dos mais importantes grupos portugueses. Prestamos ainda assessoria jurídica a entidades governamentais, nacionais e estrangeiras.

Paulo de Almeida & Associados foi constituída no ano de 1998 .

O objetivo dos sócios fundadores Paulo de Almeida e Miguel Alcobia foi o de criar uma sociedade direcionada para a prestação de um serviço jurídico de excelência, tendo por base uma sólida preparação técnico-jurídica. Subjacente a este propósito não é alheio o facto de ambos terem trabalhado, até então, com Ilustres Professores Catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Paulo de Almeida, que na altura se encontrava a fazer carreira académica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa integrava o escritório do Professor José Dias Marques, colaborando ainda com o Professor José de Oliveira Ascensão como jurisconsulto. Já Miguel Alcobia integrava a Albuquerque & Associados, onde trabalhou directamente com os Professores Ruy de Albuquerque e Martim de Albuquerque.

O conceito foi o da implementação de um Atelier de Direito tendo em vista a prestação de um serviço de qualidade distintiva, procurando não apenas responder, mas também antecipar as necessidades dos seus clientes.

AA desenvolve também atividade em Angola através de uma equipa de juristas repartida entre Lisboa e Luanda, da qual faz parte um escritório angolano aliado.

AA concentra a sua actividade nas principais áreas de Direito dos Negócios - de Contratos Comerciais a Direito Financeiro, incluindo o Financiamento de Projectos, do Direito Societário ao Direito dos Valores Mobiliários ou, ainda, do Direito Público a Contencioso Administrativo.

Os Clientes de AA são maioritariamente empresas internacionais e alguns dos mais importantes grupos portugueses, prestando a Sociedade, ainda, assessoria jurídica a entidades governamentais, nacionais e estrangeiras.

AA presta ainda importante assessoria a Clientes privados, seja na gestão, organização e transmissão de património, seja em temas de Direito da Família e das Sucessões.

AA de acordo com a sua tradição, mantém uma forte ligação à Universidade de Lisboa; a Albuquerque & Associados foi fundada por dois Professores Catedráticos de Direito, o Professor Ruy de Albuquerque (1933-2007), personalidade de primeiro relevo, tanto no mundo académico como no campo da advocacia, e o Professor Martim de Albuquerque.

É também professor da Faculdade de Direito de Lisboa o Professor Pedro de Albuquerque, que tem desempenhado, além disso, funções em diversos órgãos académicos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Outros advogados são igualmente Professores nas referidas Universidades, nomeadamente a Professora Maria de Lurdes Pereira.

Alexandre de Albuquerque e Paulo de Almeida desenvolveram atividade académica e lecionaram durante vários anos na Faculdade de Direito de Lisboa. Alexandre de Albuquerque lecionou também na Faculdade de Direito da Universidade Católica. 

AA tem como critério orientador o índice de qualidade na prestação de serviços jurídicos, quer do ponto de vista científico, quer do princípio da sua adequação prática aos objetivos e necessidades do Cliente, procurando sempre essa síntese. Para o efeito, a par da tradição académica, o conhecimento, por parte dos advogados, do negócio e atividade de cada Cliente no respetivo mercado é objeto de grande atenção.

AA tem, na verdade, procurado desde sempre que arelação com cada um dos seus clientes seja privilegiada, por forma a que sejam estes o verdadeiro testemunho da qualidade do seu trabalho; e tanto assim é que uma das principais fontes de angariação dos clientes de AA é formada por quem beneficia ou beneficiou já de serviços prestados. A par da preocupação de prestar aos seus Clientes serviços de elevada qualidade técnico-jurídica num contexto de especial relação, os fundadores implementaram na prática da sociedade as melhores regras deontológicas.

Embora AA trabalhe regularmente e em colaboração contínua com Sociedades de Advogados de primeira linha de países europeus, Estados Unidos e do Pacífico, é independente e não tem associações exclusivas com outros escritórios estrangeiros. AA desenvolve e potencia a sua atuação em África, nomeadamente em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. A atividade de AA em África tem incidido especialmente nos ramos do Direito Bancário, Societário, Fiscal e do Trabalho. Albuquerque & Associados é o membro Português do portal de serviços jurídicos LexUniversal.com - Global Virtual Law Connection.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.